Até 14 de novembro, pode votar no projeto “Aldeias de Xisto”, cofinanciado pelo Programa CENTRO 2020, a competir nos Prémios Regiostars 2023, na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos”.

É o único projeto português finalista na edição de 2023, que contou com o número recorde de candidaturas – 228 no total – tendo sido selecionados 30 finalistas.

Promovido pela Comissão Europeia, este concurso distingue projetos financiados por fundos da União Europeia, demonstradores de excelência e de novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.

O Projeto “Aldeias do Xisto”

O projeto das Aldeias do Xisto, implementou uma estratégia de desenvolvimento regional integrada, que impulsionou a economia local e atraiu investidores.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Politica de Privacidade.
I Accept

A recuperação de 500 imóveis, a criação de 90 infraestruturas turísticas e 2 mil Km de percursos tornaram as Aldeias de Xisto numa marca diferenciadora de turismo sustentável.

O projeto colocou, e continua a colocar, as comunidades locais no centro do desenvolvimento, envolvendo-as ativamente em todas as fases, desde o planeamento à implementação.

Três projetos apoiados pelo CENTRO 2020 já venceram os RegioStars

Em 2016, a BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira do Hospital ganhou na categoria “Crescimento Sustentável: Economia circular”.

Em 2018, o Centro Empresarial e de Serviços Partilhados do Município do Fundão triunfou na categoria “Apoio à transição industrial inteligente”, enquanto que o Museu da Vista Alegre trouxe para casa o “Prémio do Público”.

Em 2021, o projeto “Transporte a pedido”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, foi o favorito do público na categoria “Ano Europeu do Ferroviário 2021”

Prémio Regiostars

O REGIOSTARS é organizado anualmente pela DG REGIO, desde 2008. Ao longo dos anos, tornou-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE que demonstram o impacto e a inclusão do desenvolvimento regional.

Os projetos concorrem em seis categorias:

  • Categoria 1: UMA EUROPA COMPETITIVA E INTELIGENTE
  • Categoria 2: UMA EUROPA VERDE
  • Categoria 3: UMA EUROPA CONECTADA
  • Categoria 4: UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA
  • Categoria 5: UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS
  • Categoria 6: TÓPICO DO ANO (Ano Europeu das Competências 2023)

Ao apresentar soluções para desafios comuns, os REGIOSTARS inspiram regiões a implementar uma política regional da UE cada vez mais impactante.

Fonte: CE

– –
Fonte:


Consultar a fonte