Esta mensagem, acompanhada de um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem da Segurança Social Direta, indica que o cidadão tem subsídios por receber por parte da Segurança Social e pede o preenchimento de dados do cartão de crédito bancário.
Caso receba uma mensagem idêntica a esta, o cidadão não deve clicar no link. Trata-se de uma ação de phishing que pode ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro ao cidadão, usando a identidade da Segurança Social para o efeito.
Caso tenha respondido à informação solicitada na SMS, deve contactar de imediato o seu Banco e explicar o sucedido.
A Segurança Social NUNCA envia links através de mensagens por SMS nem pede dados bancários (Cartão de Crédito). A atualização do IBAN é feita através da Segurança Social Direta, após autenticação com palavra-chave.
– –
Fonte:
https://www.seg-social.pt:443/noticias/-/asset_publisher/kBZtOMZgstp3/content/alerta-de-seguran-2?redirect=https%3A%2F%2Fwww.seg-social.pt%3A443%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_kBZtOMZgstp3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1
—
Consultar a fonte