No passado dia 24 de junho, teve lugar a cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da Eletrificação do troço Tunes – Lagos, com a participação do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

A Infraestruturas de Portugal vai dar início à empreitada de eletrificação do troço da Linha do Algarve com cerca de 45 quilómetros de extensão entre Tunes e Lagos, um grande investimento com apoio de fundos europeus, integrado na modernização da ferrovia na Linha do Algarve.

     

A obra é desenvolvida no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020 e envolve o custo de 25,4 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia no âmbito do Programa Operacional COMPETE 2020.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Politica de Privacidade.
I Accept

A Modernização da Linha do Algarve é um empreendimento que engloba a Eletrificação, a instalação dos mais modernos Sistemas de Sinalização e de Telecomunicações Ferroviárias, colocação de Sistemas de Informação ao Público em todas as Estações e a supressão de Passagens de Nível.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve será executado em duas empreitadas. A primeira, correspondendo à eletrificação do troço entre Faro/Vila Real de Santo António, está já em desenvolvimento desde novembro de 2021. A segunda, que corresponde à eletrificação do troço entre Tunes/Lagos tem agora início no terreno.

A concretização dos investimentos na Linha do Algarve irá assegurar grandes vantagens ao nível da qualidade do serviço de transporte ferroviário de passageiros em toda a região algarvia.

A eletrificação da Linha do Algarve em toda a sua extensão permitirá a utilização de comboios de tração elétrica, mais modernos e ambientalmente sustentáveis, possibilitando a redução do tempo de percurso dos serviços regionais em 25 minutos na ligação entre Lagos a Vila Real de Santo António.

Ao ser assegurada a operação integral da Linha do Algarve com recurso a material circulante elétrico, permite também às populações algarvias dispor de acesso direto nos serviços de longo curso, sem necessidade de transbordo, ao principal eixo ferroviário nacional que liga o sul ao norte do país, e reduzir o respetivo tempo de percurso entre dez a 25 minutos.

O projeto integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve – Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento de fundos europeus de 85%.

Consulte AQUI:

 

Fonte: CCDR Algarve

 

– –
Fonte:
https://portugal2020.pt/arranca-eletrificacao-do-troco-tunes-lagos-na-linha-do-algarve/
Consultar a fonte