O Dia da Europa celebra-se a 9 de maio e, este ano, Leiria é palco de um vasto conjunto de atividades, abertas ao público, desde a plantação de uma árvore, exibição de filmes, debates entre jovens e eurodeputados, apresentação de projetos apoiados por fundos europeus, caminhadas, corridas, concertos e exposições.

Às 14h00, no Jardim Praça Luís de Camões, é possível participar na plantação de uma árvore representativa dos “Valores qUE me movem” e no desfile de bandeiras que percorre o centro histórico até ao Largo de S. Pedro.

Ocorre, em paralelo, uma sessão protocolar no Castelo de Leiria. Este evento por convite (aberto à imprensa) inclui momentos de diferentes expressões artísticas e culturais por protagonistas locais que representam valores e prioridades da UE.

O impacto da União Europeia em Portugal será debatido por vários projetos que subirão a palco após os discursos oficiais do Vice Presidente do Parlamento Europeu Pedro Silva Pereira, da Comissária Europeia Elisa Ferreira e da Ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva.

As celebrações em Leiria tiveram início já no sábado, dia 6 de maio, com um encontro entre eurodeputados e jovens (membros da comunidade unidos.euPT e de associações juvenis), um debate com os eurodeputados João Albuquerque e José Gusmão e projeção de um filme no centro comercial Leiria Shopping, ambos abertos ao público em geral, a presença do Dia da Europa na Leiria Run e no concerto da Bárbara Tinoco.

O Dia da Europa assinala-se também em Estrasburgo durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorre de 8 a 11 de maio e em Bruxelas com o festival do Ano Europeu das Competências.

Durante todo o mês de maio, um elétrico tradicional circulará pela cidade de Lisboa, “vestido” com as cores e os valores europeus, enquanto vários municípios de todo o país iluminarão um marco local com as cores da União Europeia.

O vasto conjunto de atividades foi organizado entre o Gabinete do Parlamento Europeu, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Câmara Municipal de Leiria, com a colaboração de várias entidades locais.

O DIA DA EUROPA

O Dia da Europa assinala o aniversário da Declaração Schuman, momento fundador do projeto de paz, união, liberdade e solidariedade que é a União Europeia.

Na sequência dos anos de pandemia e da invasão da Rússia à Ucrânia, seguida de uma crise económica e energética que afeta os europeus, as comemorações do Dia da Europa de 2023 pretendem sublinhar o compromisso da UE com o reforço dos valores universais da liberdade e democracia.

Consulte a AGENDA completa do Dia da Europa 2023 e participe nas comemorações!

Fonte: CE Portugal

– –
Fonte:


Consultar a fonte