O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, afirmou que o atual combate às alterações climáticas é também uma luta pela soberania e pela liberdade.

Duarte Cordeiro falava durante a sessão de inauguração do Parque dos Marmelos, um dos principais pulmões verdes da cidade de Oliveira do Hospital.

«Hoje, lutar pelas alterações climáticas também é lutar pela competitividade da economia. Hoje, lutar pelas alterações climáticas também é lutar pela nossa soberania, pela nossa menor dependência do estrangeiro», disse.

O Ministro referiu que «quanto mais energia renovável nós tivermos, quanto menos dependermos do gás, das fontes fosseis, também menos dependemos de determinados regimes que nos têm procurado chantagear, com a sua ação económica e com a dificuldade que nos vão criando, neste caso à Europa».

Duarte Cordeiro afirmou também que, sendo o combate às alterações climáticas «um combate pela qualidade de vida, pela economia e pela liberdade», é muito importante para o Governo saber que os municípios estão ao seu lado, pois só «caminhando juntos» é que será possível atingir melhores resultados.

«É isso que vamos procurar fazer: na área da floresta, na água e na energia», afirmou.

Sobre o Parque dos Marmelos de Oliveira do Hospital, que foi alvo de uma intervenção de requalificação e revitalização, Duarte Cordeiro disse que o mesmo permitiu criar «uma verdadeira ilha verde».

A empreitada de requalificação e revitalização do Parque dos Marmelos e da Margem Ribeirinha da Ribeira de Cavalos rondou os 800 mil euros, tendo contado com um apoio financeiro da União Europeia na ordem dos 85%.

– –
Fonte:
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=combater-as-alteracoes-climaticas-e-lutar-pela-nossa-soberania

Consultar a fonte