A 22 de maio, realizaram-se os Comités de Acompanhamento dos Programas de Assistência Técnica POAT 2020 e PAT 2030, onde foi feito o ponto de situação, a aprovação de critérios de seleção e uma primeira abordagem ao plano de avaliação.

   

O encontro foi uma oportunidade para apresentar os resultados de quatro estudos de investigação, cofinanciados pelo POAT 2020, sobre Metodologias de Monitorização e Avaliação.

Na biblioteca da AD&C, divulgaram-se as conclusões desses estudos, relevantes para a reflexão e adoção de práticas inovadoras em matéria de monitorização e avaliação dos instrumentos e políticas públicas dinamizadas por fundos europeus.

    

No âmbito da missão e objetivos do Programa de Assistência Técnica, foi lançado o desafio às entidades do ensino superior para desenvolverem estudos, projetos-piloto ou trabalhos de investigação orientados para o desenvolvimento e/ou teste de ferramentas e metodologias que possam ser aplicadas de forma inovadora na monitorização e na avaliação da intervenção dos fundos comunitários em Portugal.

Tendo presente as temáticas a abordar e o caráter inovador dos projetos, realizou-se esta sessão de apresentação dos resultados.

     

A Sessão de boas vindas esteve a cargo de Conceição Moreno, vogal executiva do Programa de Assistência Técnica e a de encerramento, pela Presidente da AD&C, Cláudia Joaquim.

Consulte os Estudos apresentados:

FIIM2030: Ferramenta de Integração de Informação para Monitorização

  • UCP, Prof. Jorge Cerol

Monitorização dos PIICIE: uma proposta de avaliação para além da parametrização do sucesso

  • Aveiro, Prof. João José Lourenço Marques

Metodologia de Avaliação do Impacto Contrafactual das Medidas Ativas de Emprego em Portugal Continental

  • UNL, Prof. Pedro Martins

A Avaliação baseada na Teoria na Avaliação de Impacto em Programas Complexos

  • ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Prof. Paulo Pedroso/ Dr. Paulo Feliciano

Fonte: AG POAT2020

– –
Fonte:


Consultar a fonte