O primeiro dia da conferência foi aberto a toda a comunidade, entre PME, empresários, investidores, AOPI, consultores, universidades e profissionais de transferência de tecnologia. O Presidente do IEP, António Campinos, procedeu à abertura do evento, destacando esta conferência como uma “oportunidade única para aprender, partilhar e conectar”.
Durante a manhã teve lugar uma sessão dedicada à Inovação e Sustentabilidade, direcionada a Pequenas e Médias Empresas (PME). Seguiu-se um painel onde foi abordada à valorização do conhecimento europeu, onde Katiuska Cruz, da Agência Nacional para a Inovação, marcou presença como oradora. No segundo painel, destaque para o tema da Patente Unitária. O português José Aguilar, representante do Instituto Pedro Nunes, partilhou a sua experiência na área da transferência de conhecimento. A manhã terminou com um painel que deu a conhecer diferentes programas de promoção da inovação e de oportunidades de negócio. Jean-David Malo, Diretor do Conselho Europeu da Inovação, encerrou este primeiro dia de trabalhos.
O segundo dia da conferência foi marcado pela abordagem à Propriedade Industrial como elemento chave para a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seguiu-se a sessão plenária na qual foi feito um balanço do último ano de atuação da rede PATLIB e foram dados a conhecer os próximos desenvolvimentos desta plataforma que reúne os diversos Centros de Informação sobre Patentes (PATLIB Centres).
A tarde trouxe à discussão o papel dos Centros PATLIB na promoção da transferência de tecnologia e inovação das Universidades e PME. Foram ainda desenvolvidas algumas sessões práticas dedicadas à troca de experiências e contactos, fora da rede PATLIB e dadas a conhecer algumas iniciativas de financiamento da Comissão Europeia para centros PATLIB e respetivos utilizadores.