O programa Creche Feliz deverá abranger 85 mil crianças ainda este ano


Nos últimos dois meses foram criadas 9 mil novas vagas gratuitas em creches, graças à portaria de 5 de julho que permitiu aumentar o número máximo de crianças por sala e reconverter espaços previamente dedicados à infância. 

O programa Creche Feliz tem capacidade de oferta para 85 mil crianças. Há um ano, abrangia cerca de 40 mil crianças.

Numa visita ao Centro Infantil António Marques da União Mutualista N.ª Sr.ª da Conceição, no Montijo, o Primeiro-Ministro, António Costa, e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), fizeram esta terça-feira o balanço do programa Creche Feliz, que entrou em vigor a 1 de setembro de 2022 para o setor social e solidário e foi alargado aos privados no início de 2023. 

“A elevada procura vem demonstrar como esta medida é essencial e decisiva. O alargamento da capacidade tem sido uma missão diária de todos, do Governo, das Instituições do setor social e solidário e das creches lucrativas”, afirma Ana Mendes Godinho. 

O programa Creche Feliz abrange as crianças nascidas depois do dia 1 de setembro de 2021, além das crianças de famílias que estão no 1.º e 2.º escalões de rendimentos. Até 2024, a gratuitidade das creches será implementada de forma faseada, aumentando anualmente mais um ano de creche abrangido, até à globalidade das crianças que frequentem creche. Prevê-se que até 2026 estejam disponíveis mais 20 mil vagas, graças ao financiamento PRR e PARES. 

– –
Fonte:
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=criadas-9-mil-novas-vagas-gratuitas-em-creches

Consultar a fonte