A partir de junho, a Segurança Social tem uma nova funcionalidade: a validação dos Documentos Portáteis A1 (DP A1), cujos principais utilizadores são as entidades e serviços de inspeção de segurança social estrangeiros, para confirmação da autenticidade de um documento.
Para confirmar a autenticidade dos DP A1, basta aceder ao portal da Segurança Social, menu Sou empregador, selecionar a opção Destacamento de trabalhadores – Validar documento ou através da Segurança Social Direta, menu Perfil, selecionar a opção Documentos – Validar documento. O utilizador insere o código de acesso de cada documento, que constará do final do documento portátil A1 e, validando-o, pode obter uma cópia do documento original.
A certificação da autenticidade de documentos, que em breve vai ser transversal a vários documentos emitidos pela Segurança Social, é uma ferramenta vantajosa para o combate à fraude documental e cumpre com as orientações e recomendações comunitárias, refletindo as melhores práticas.
Cumpre-se, assim, mais uma etapa na simplificação e modernização dos serviços da Segurança Social.
Veja o vídeo explicativo.
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Fonte:
https://www.seg-social.pt:443/noticias/-/asset_publisher/kBZtOMZgstp3/content/destacamento-de-trabalhador-2?redirect=https%3A%2F%2Fwww.seg-social.pt%3A443%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_kBZtOMZgstp3%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D1
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