O Programa Cidadãos Ativ@s/Active Citizens Fund vai atribuir 3,8 milhões de euros para apoiar 51 projetos de intervenção social de Organizações Não Governamentais portuguesas (ONG).

O finaciamento provém integralmente dos Fundos EEA Grants (Noruega, Islândia e Liechtenstein) sendo gerida, em parceria, pela Fundações Calouste Gulbenkian (Lisboa) e Bissaya Barreto (Coimbra).

Entre os projetos apoiados, 15 estão focados na capacitação de grupos vulneráveis ​​- jovens em risco ou com deficiência, vítimas de violência doméstica, migrantes, refugiados e ciganos.

As 21 iniciativas que visam fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica e apoiar e defender os direitos humanos, por sua vez, receberão quase metade do total do financiamento.

São projetos muito diversos, que visam o reforço da cidadania e da intervenção dos cidadãos na vida pública e a promoção do voluntariado, recorrendo muitas vezes à cultura e às artes como veículos de desenvolvimento e transmissão de valores democráticos e solidários.

A preocupação com a sustentabilidade do planeta também está presente em diversos projetos, tanto na formação quanto na mobilização dos cidadãos.

Para fortalecer a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil, em 15 dos 51 projetos aprovados, o financiamento será entregue a ONGs que definiram em seus planos estratégicos ações prioritárias que podem atender às suas próprias necessidades e potencializar seus pontos fortes, e fazer seu trabalho no comunidade mais eficaz.

Os 51 projetos serão desenvolvidos em Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores, com predomínio das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (com 31 projetos aprovados), mas com 20 projetos noutras regiões do país (15 dos quais em região Centro).

Os resultados do concurso, com a identificação dos projetos, das entidades promotoras dos projetos e dos montantes atribuídos, serão brevemente publicados online.

Fonte: CalousteGulbenKian/ActiveCitizensFund

+ Associado

Subscreva a nossa newsletter, para estar sempre informado das novidades empresariais que necessita.

Clica aqui!

Leave A Comment