17-07-2023
Indústria do calçado | IAPMEI acompanhou Secretário de Estado da Economia em visita a três empresas e ao Centro Tecnológico do Calçado
O dia 14 de julho foi dedicado ao setor do calçado e o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, visitou empresas do setor, acompanhado pelo presidente do IAPMEI, Luís Guerreiro.
O programa arrancou em Guimarães, na Fábrica de Calçado Celita, prosseguiu para Felgueiras, onde houve oportunidade de visitar a Vapesol e encerrou em Estarreja, com visita à Fernando Ferro e Irmão.
Estas visitas constituíram oportunidade para auscultar as empresas, quanto às dificuldades e desafios que enfrentam e também para conhecer os upgrades tecnológicos da indústria e compreender as necessidades do setor, visando a aplicação de programas e iniciativas futuras.
Também o Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), em S. João da Madeira, esteve na rota desta ronda de visitas.
Fundado em 1986 pela APICCAPS pelo IAPMEI e pelo INETI, o CTCP é uma infraestrutura essencial no apoio às empresas do cluster do calçado, oferecendo nomeadamente apoio técnico e tecnológico, formação, preparação e divulgação da informação técnica junto da indústria e trabalhos de investigação, desenvolvimento e demonstração.
O Secretário de Estado da Economia deu nota de que o setor tem mantido a estabilidade em termos de volume, mas tem crescido em valor. O que significa que as empresas têm sido capazes de acrescentar cada vez mais valor aos seus produtos, impulsionando a representatividade do setor do calçado pelo valor e não pela quantidade e salientou o progresso do setor em termos de valor acrescentado.
Com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030, o Secretário de Estado da Economia indicou ainda a necessidade de que esses programas se adaptem ao que são as necessidades de inovação e desenvolvimento das empresas.
Última atualização
17-07-2023
Última atualização
17-07-2023
– –
Fonte:
https://www.iapmei.pt/NOTICIAS/Industria-do-calcado-IAPMEI-acompanhou-Secretari.aspx
—
Consultar a fonte