Uma delegação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) marca presença na 63.ª série de reuniões das Assembleias dos Estados-membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que decorre até ao próximo dia 22 de julho, em Genebra.
A delegação do INPI é composta pela Presidente do Conselho Diretivo do Instituto, Ana Bandeira, Margarida Matias, Vogal do Conselho Diretivo, Maria João Seabra, Diretora de Relações Externas e Assuntos Jurídicos e Maria João Lampreia, Diretora de Organização e Gestão.
Portugal, na sua declaração de abertura, proferida pela Presidente do Conselho Diretivo do INPI, referiu “Apraz-nos testemunhar a eficiência e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela OMPI aos utilizadores do sistema de propriedade industrial, bem como o dinamismo e expansão da cobertura geográfica dos vários sistemas administrados pela Organização. Estamos convencidos de que apenas sistemas de PI fortes e equilibrados poderão contribuir para a recuperação económica global, dando resposta aos futuros desafios que temos pela frente. E a resposta a esses novos desafios não pode ignorar o enfoque que deve ser dado à sustentabilidade ambiental e à transição digital, tendo por base ecossistemas de PI equilibrados e voltados para o futuro. A questão da sustentabilidade e as discussões contínuas sobre PI e inteligência artificial continuam a ser prioridades para o nosso país.”
O INPI participa igualmente noutras reuniões a nível bilateral e multilateral. A delegação portuguesa irá reunir-se com os representantes dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o objetivo de definir os novos mecanismos de cooperação entre países lusófonos, num balanço das Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial que tiveram lugar em Portugal no passado mês de junho.
Paralelamente, o INPI irá também marcar presença em diversas reuniões bilaterais, nomeadamente com a delegação da Hungria, de Cabo Verde, da Índia, de Espanha e do Brasil.
O INPI participará também na reunião do Conselho intergovernamental do IBEPI – Programa ibero-americano de Propriedade Industrial. Estão igualmente previstas reuniões bilaterais com a OMPI, sendo que numa delas irá ser assinado um memorando de entendimento entre o INPI e aquela Organização Mundial.
Os pontos da agenda das Assembleias estão disponíveis no site da Site da OMPI.
– –
Fonte:
https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/INPI-participa-nas-Assembleias-dos-Estados-Membros-da-OMPI-2022
—
Consultar a fonte