
De 14 a 22 de julho, o INPI esteve presente na 63.ª série de reuniões das Assembleias dos Estados-membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra.
A agenda foi marcada pela realização de diversas reuniões bilaterais entre o INPI, a OMPI e os diversos Estados Membros daquela Organização.
No dia 15, o INPI reuniu com o Instituto da Propriedade Intelectual da Hungria (HIPO), numa abordagem ao Fundo da UE de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME), instrumento de apoio financeiro às PME executado pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).
O INPI esteve também reunido com a delegação de Cabo Verde, de forma a abordar os passos futuros para dar continuidade à execução do Memorando de Entendimento assinado entre os dois países em 2019.
Num encontro com representantes da delegação da Índia foram abordadas as recentes alterações nos sistemas de Propriedade Industrial (PI) nos dois países.
No dia 18, o INPI marcou presença na reunião dos Estados Membros do Programa ibero-americano de Propriedade Industrial (IBEPI), na qual foi definido o Plano de Ação para o período 2022-2023 deste projeto regional.
Nesse mesmo dia, o INPI e o Instituto Espanhol de Patentes e Marcas (OEPM) reuniram também para discutir a execução do Memorando de Entendimento assinado entre os dois países em maio deste ano.
No dia 19, o INPI reuniu-se com os representantes dos Institutos de PI dos Estados Membros da CPLP, de forma a fazer um balanço das Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial que tiveram lugar em junho deste ano, em Lisboa e no Porto. Foram também abordados outros tópicos em matéria de cooperação entre os diferentes países Lusófonos.
Nesta data, a delegação do INPI e a da OEPM reuniram com representantes da OMPI para discutir a estratégia de promoção do Estudo Ibérico “Patentes e controlo de incêndios rurais”, resultado de uma colaboração entre os dois Institutos.
A 20 de julho, o INPI voltou a reunir com a OMPI numa abordagem às iniciativas futuras que possam ter lugar em Portugal, com a cooperação daquela Organização Mundial.
No penúltimo dia das Assembleias, o INPI reuniu de novo com a OMPI de forma a operacionalizar um Memorando de Entendimento entre os dois organismos e ainda para reforçar a cooperação entre as duas instituições em matéria de enforcement.
Durante as Assembleias, foram ainda realizados encontros entre o Instituto Europeu de Patentes (IEP) e alguns países da América Latina e da CPLP, aos quais o INPI teve oportunidade de assistir e dar o seu contributo.

– –
Fonte:
https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/INPI-realiza-reunioes-bilaterais-a-margem-das-AG-da-OMPI
—
Consultar a fonte