15-11-2023

MAP recebe mais alta distinção na final europeia dos EEPA


O MAP – Mecanismo de Alerta Precoce constitui um instrumento que, sob a forma de dashboard, disponibiliza um conjunto de indicadores de natureza económica e financeira, tendo como referência a Informação Empresarial Simplificada (IES) relativa ao exercício de 2021.

O projeto desenvolvido pelo IAPMEI foi vencedor na categoria de Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à internacionalização das empresas, na fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) 2023, uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os melhores projetos e iniciativas de promoção empresarial, nos 27 Estados-Membros da União Europeia e nos países associados ao programa COSME. 
 
Ontem, na final europeia que decorreu em Bilbao, recebeu a mais alta distinção dos EEPA, o Grande Prémio do Júri.

Para além do acesso a uma análise periódica da situação da empresa, o MAP viabiliza, face ao diagnóstico apresentado, uma reflexão sobre a sua situação económica e financeira, identificando fragilidades e equacionando aspetos operacionais a serem objeto de eventual melhoria, bem como a possibilidade de utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, designadamente de apoio à recapitalização empresarial e ao reinvestimento de lucros.

Em complemento à situação reportada ao último ano de atividade e da evolução da empresa nos três últimos exercícios, considera-se também a dimensão da empresa e o setor de atividade onde opera, de forma a relevar a sua eficácia operacional, a sua capacidade para suportar gastos financeiros, bem como o seu equilíbrio financeiro.
 
O MAP concretiza o consignado na Diretiva Europeia 2019/1023 no que ao alerta precoce diz respeito e abrange neste momento (edição de 2022) um universo de 236 mil microempresas, PME e SMC e constitui uma ferramenta de suporte a uma gestão financeira prudente e equilibrada, à tomada de decisões empresariais atempadas e um mecanismo de literacia financeira.

For privacy reasons YouTube needs your permission to be loaded. For more details, please see our Politica de Privacidade.
I Accept

 
Mais informação sobre o MAP aqui.
 

Última atualização

15-11-2023

Última atualização

15-11-2023

– –
Fonte:
https://www.iapmei.pt/NOTICIAS/MAP-recebe-mais-alta-distincao-na-final-europeia-d.aspx

Consultar a fonte