Celebra-se hoje, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação e o programa COMPETE 2030 divulga seis projetos cofinanciados, em 2014/2020, destacando a importância vital do setor agroalimentar na economia do país.
Este setor não só assegura a produção de alimentos de alta qualidade, mas também desempenha um papel fundamental na criação de empregos, no desenvolvimento rural e na sustentabilidade ambiental.
Neste Dia Mundial da Alimentação, conheça seis projetos cofinanciados pelo COMPETE 2020, no período 2014-2020, que ao apostarem em atividades de I&DT, de inovação produtiva, de qualificação e/ou internacionalização conseguiram inovar e criar valor:
Projeto FunctionalTuna – Lançamento de uma conserva de atum que favorece uma resposta fisiológica na proteção cardiovascular.
Empresa: Consórcio entre Ramirez (conserveira mais antiga do mundo em laboração), Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica (ESB) e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
Cofinanciamento: Sistema de Incentivos à I&DT (co-promoção)
- Investimento elegível: 479 mil euros
- Incentivo FEDER: 336 mil euros
Projeto MobFood – Visa promover uma indústria alimentar nacional mais competitiva e centrada no consumidor.
Entidade: Portuguese Agrofood Cluster
Cofinanciamento: Sistemas de Incentivos à I&DT (Programas Mobilizadores)
- Investimento elegível: 7,2 milhões de euros
- Incentivo FEDER: 4,6 milhões de euros
Projeto FlavourGame – Com o tema da nutrição, pretende-se apoiar a autonomia e motivação de crianças dos 10 aos 12 anos para escolhas alimentares saudáveis, através do lançamento de um “jogo sério”.
Empresa: Universidade de Aveiro
- Investimento elegível: 236 mil euros
- Incentivo FEDER: 201 mil euros
Projeto Ethical Meat – Visa desenvolver soluções tecnológicas para a criação de bovinos de ar livre focada no bem-estar animal, sustentabilidade e eficiência produzindo carne com maior qualidade, com prazo de validade alargado (para assegurar menor desperdício alimentar), comercializada em embalagem sustentável.
Empresa: Consórcio entre Monte do Pasto, Universidades de Évora e Universidade do Minho.
Cofinanciamento: Sistema de Incentivos à I&DT (co-promoção)
- Investimento elegível: 670 mil euros
- Incentivo FEDER: 460 mil euros
Projeto PROVEG – Tem como objetivo dar opções ao consumidor vegetariano, que tem intolerâncias alimentares ou preocupações com a alimentação e que dados esses fatores necessitam de alternativas. Desenvolve protótipos de alimentos de origem vegetal tipo queijo, mantendo um perfil de sabor e tipo de textura equiparado aos queijos lácteos, aliado a um perfil nutricional completo.
Empresa: White and Green e Universidade Católica do Porto
Cofinanciamento: Sistema de Incentivos à I&DT (co-promoção)
- Investimento elegível: 709 mil euros
- Incentivo FEDER: 450 mil euros
Projeto Snack Fresh – Desenvolvimento de novos produtos à base de frutas e legumes convenientes, com características organoléticas inovadoras e com benefícios nutricionais e de saúde.
Empresa: Sonae
Cofinanciamento: Sistema de Incentivos à I&DT
- Investimento elegível: 309 mil euros
- Incentivo FEDER: 193 mil euros
Fonte: Compete2020
– –
Fonte: