
O Estudo Ibérico “Patentes e controlo de incêndios rurais” e os Boletins de Vigilância Tecnológica (BVT) dedicados às energias oceânicas, ambos realizados numa parceria entre o INPI e a Oficina Espanhola de Marcas e Patentes (OEPM), bem como os Boletins de Informação Tecnológica relativos às áreas agroalimentar e energia eólica, desenvolvidos no âmbito do Programa Ibero-americano de PI (IBEPI), estão agora disponíveis na plataforma de Relatórios sobre o panorama do estado das patentes da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Os relatórios do panorama de patentes (PLR – Patent Landscape Reports) oferecem um ponto de situação relativo ao patenteamento de uma determinada tecnologia, seja num país ou região em concreto ou à escala mundial. Estes relatórios podem então servir de base a discussões de âmbito político, ao planeamento estratégico de pesquisas ou de transferência de tecnologia.
Um PLR inicia-se com uma pesquisa sobre o estado da técnica relativo a determinada tecnologia em determinadas bases de dados de patentes. Os resultados da pesquisa são então analisados para responder a perguntas específicas sobre, por exemplo, padrões de atividade de patenteamento ou de inovação. Esses resultados são, depois, apresentados visualmente para uma melhor compreensão e são deduzidas conclusões ou recomendações baseadas nas evidências empíricas.
Consultar documentos na Plataforma da OMPI
Estudo Ibérico “Patentes e controlo de incêndios rurais”

– –
Fonte:
https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/OMPI-promove-Estudo-e-BVT-do-INPI-no-PLR
—
Consultar a fonte