Pioneiro na adoção deste código, Portugal conta já com 130 praias, onde os banhistas daltónicos poderão encontrar indicações, contentores e bandeiras adaptadas a este código, garantindo uma experiência mais segura e inclusiva nas suas idas à praia.

O código ColorADD consiste numa linguagem universal e inclusiva, composto por símbolos gráficos, que permite a daltónicos identificar todas as cores.

A criação do código ColorADD baseia-se nos símbolos das três cores primárias (amarelo, azul e vermelho), criando outras cores a partir da conjugação destes símbolos. A ideia foi concebida pelo designer Miguel Neiva já em 2000, mas só em 2008 veio a concluir o projeto de investigação dedicado a este código de identificação de cores.

O daltonismo é uma insuficiência visual que impossibilita a capacidade de distinguir várias cores. Como resultado da transmissão hereditária, o daltonismo deriva de uma deficiência genética associada ao cromossoma X.

Em média, 1 em cada 12 homens sofre desta patologia, pelo que se estima que, em todo o mundo, existam 350 milhões de daltónicos.

O desenvolvimento deste projeto foi financiado por fundos europeus através do Portugal 2020, através do POISE e Portugal Inovação Social.

Fonte: Zap.aeiou e ColorADD

– –
Fonte:


Consultar a fonte