A ACES – Associação Comercial e Empresarial de Santarém, dando cumprimento a uma das suas principais missões que é defender os direitos dos setores empresariais, promover o seu desenvolvimento e progresso e dotá-los de meios que possibilitem responder aos novos desafios que se colocam, ir-se-á candidatar junto do Quadro Comunitário de Apoio “Portugal 2020”, a um projeto de formação-ação que será financiado pelo Fundo Social Europeu.
Este projeto, que se prevê iniciar em Setembro/Outubro de 2019, pretende colocar à disposição de um conjunto de empresas participantes, de forma totalmente gratuita, consultores especializados nas áreas de gestão e organização, tecnologias da informação, marketing, qualidade, estratégia empresarial, entre outras, de forma as ajudar a melhorarem o seu desempenho em áreas essenciais para o seu desenvolvimento.
Para mais informações:
O Programa Formação PME é um projeto conjunto de formação-ação, enquadrado no Sistema de Incentivos às empresas no âmbito da Qualificação e Internacionalização do COMPETE 2020, que pretende contribuir para o reforço de competências dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como os trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas associadas à inovação e mudança.
Consultores especializados nas seguintes áreas:
Gestão e Organização
A administração de um negócio, empresa ou organização com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis.
Tecnologias da Informação
A informação é tão importante que organizações de todos os portes e ramos de atividade investem constantemente em tecnologias para obtenção, classificação, análise, proteção e preservação de dados.
Marketing
Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro.
Gestão da Qualidade
Um conjunto de elementos interligados, integrados na organização de uma empresa, que funcionam como uma engrenagem para atender à política da qualidade e os objetivos da entidade.
Estratégia empresarial
Têm sido exigido das organizações uma maior capacidade de formular e implementar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir os seus objectivos, tanto de curto como de médio e longo prazo.
BENEFICIÁRIOS
São beneficiárias as PME na aceção da Recomendação nº2003/361/CE, da Comissão Europeia de 6 de Maio relativa à definição de micro, pequena e média empresa. Podem beneficiar deste programa empresas até 250 trabalhadores, desde que observem os seguintes requisitos :
- Cumprir as condições necessárias para o exercício da atividade
- Dispor de contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável;
- Manter a situação tributária e contributiva regularizada;
- Apresentar situação líquida positiva;
- Não ser uma empresa em dificuldade;
- Não ser uma empresa sujeita a uma injunção de recuperação, ainda pendente;
- Não ter salários em atraso;
- Ter certificado PME
- Não deter nem ter detido capital numa percentagem superior a 50%, por si ou pelo seu cônjuge, não separado de pessoas e bens, ou pelos seus ascendentes e descendentes até ao 1º grau, bem como por aquele que consigo viva em condições análogas à dos cônjuges, em empresa que não tenha cumprido notificação para devolução de apoios num âmbito de uma operação apoiada por fundos europeus.
Ao nível do âmbito Setorial:
Com as Limitações a seguir indicadas, são elegíveis as CAE (Classificação Portuguesa das Atividades Económicas- Revisão 3, Decreto – Lei nº 381/2007, de 14 de novembro):
- Da seção A à J, com exceção das Divisões 01,03,33 a 43,53,60;
- Da seção L à S, com exceção das Divisões 84,90,94.
Estão ainda excluídas de beneficiarem as PME que se enquadrem nas seguintes atividades
- Financeiras e de Seguros – divisões 64 a 66;
- Defesa . Subclasses 25402, 30400 e 84220;
- Lotarias e outros jogos de aposta – divisão 92.
Esta é pois uma oportunidade única para as empresas aproveitarem o apoio técnico disponibilizado, de forma a melhorarem as suas empresas e desta forma prepararem-se para os novos desafios de mercado que se avizinham.