O projeto de inclusão social Sou+, desenvolvido nos últimos 21 meses em Barcelos, permitiu que 30 pessoas saíssem da situação de sem-abrigo e/ou integrassem o mercado de trabalho.
O projeto Sou+ contempla um investimento superior a 160 mil euros, cofinanciado pelo Programa NORTE 2020, através do Fundo Social Europeu.
Inicialmente, o projeto implementado pela Câmara Municipal de Barcelos, o Grupo de Ação Social Cristã – GASC, e a Associação Médicos do Mundo, previa chegar a 60 beneficiários, mas contemplou 89!
Durante 21 meses, o Sou+ conseguiu chegar a 89 beneficiários, numa meta previamente definida de 60 pessoas, o que equivale a uma taxa de execução de 148%, revelam os resultados finais do Programa, apresentados esta quarta-feira na presença dos parceiros do projeto e de diversas entidades.
Com uma intervenção multifacetada e holista, este projeto, que teve início em setembro de 2021 e termina no próximo dia 30 de junho, dá particular atenção à capacitação das pessoas sem abrigo e à sensibilização da comunidade.
Visa também contribuir para a concretização da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023.
O Sou+ tem por base três ações operacionais: atividades de sensibilização, informação, combate ao estigma e prevenção; acompanhamento psicossocial, através do acompanhamento dos utentes, por gestores de caso; e atividades ocupacionais e de capacitação, promotoras da integração social e empregabilidade, através de um centro de ocupacional diurno.
Fonte: JN/Norte2020
– –
Fonte: