A situação de alerta devido aos incêndios florestais termina às 23h59 de hoje, anunciou o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, que apelou ao sentido de responsabilidade coletiva para que não haja comportamentos de risco.
O Ministro reforçou o apelo ao cuidado no uso de máquinas agrícolas e florestais e lembrou a proibição do uso de fogo nos municípios com risco de incêndio muito elevado e máximo. As restrições passam a ter caráter regional de acordo com a classificação Perigo de Incêndio Rural.
Mantém-se todo o Dispositivo em prontidão e serão feitos pré-posicionamentos para apoio às regiões de maior perigo, acrescentou o Ministro.
A decisão foi tomada tendo em conta a baixa média da temperatura entre cinco e dez graus e o aumento da humidade entre 10% e 20%, numa reunião com os Ministros da Defesa Nacional, da Saúde, do Ambiente e da Ação Climática, e da Agricultura e da Alimentação, em que estiveram também presentes os presidentes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
– –
Fonte:
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=situacao-de-alerta-devido-ao-risco-de-incendios-florestais-termina
—
Consultar a fonte